We denounce with righteous indignation and dislike men who we are to beguiled demoralized by the charms of pleasures that moment, so we blinded desires, that they indignations.
A AESBE (Associação de Ensino e Supervisão Baseados em Evidências) parte da premissa de que a Prática Baseada em Evidências (PBE) deve ser um pilar para o ensino e para a supervisão. Desta forma, a Associação nasceu a partir da identificação da necessidade e desejabilidade de uma entidade que promovesse a difusão e as trocas desta prática entre pesquisadores, alunos e profissionais destas áreas.
Nossa presidente-fundadora, Carmem Beatriz Neufeld, há tempos já discutia com colegas sobre a necessidade do investimento em Ensino e Supervisão Baseados em Evidências. Como exemplo, temos o Encontro de Terapia Cognitivo-Comportamental: Graduação e Pós-Graduação em foco (EnTCC), que nasceu de uma iniciativa dos membros do GT-ANPEPP: Pesquisa Básica e Aplicada Na Perspectiva Cognitivo-Comportamental. O EnTCC foi um projeto cuja primeira edição ocorreu como um evento satélite ao XV Simpósio da ANPEPP de 2014, sob organização de Aline Sardinha, Carmem Beatriz Neufeld, Carolina Lisboa, Maycoln Teodoro e Janaína Pacheco. Um de seus principais objetivos foi justamente fomentar ações de ensino, formação e qualificação em terapias cognitivas, comportamentais e contextuais, tanto na graduação quanto na pós-graduação. Este evento teve mais duas edições (2016 e 2018), sempre como atividade satélite dos Simpósios da ANPEPP.
Assim, após subsequentes interações da presidente com colegas sobre a necessidade do investimento em Ensino e Supervisão Baseados em Evidências, em julho de 2020 foi realizado um encontro que então se tornaria a primeira reunião da Associação, com os seus membros-fundadores: Carmem Beatriz Neufeld, Janaína Bianca Barletta, Maria Amélia Penido, Fabiana Vieira Gauy, Juliana Mendes Alves, Fabiana Maris Versuti, Leopoldo Nelson Fernandes Barbosa e Isabela Lamante Scotton, todas presentes em decorrência do seu envolvimento com ensino, pesquisas e/ou intervenções no tema.
A partir de então, a AESBE tem se dedicado à sua missão, que tem como finalidade:
I. O desenvolvimento da área de ensino e supervisão baseados em evidências em psicologia, nos seus aspectos científicos, de formação e princípios éticos.
II. O aperfeiçoamento profissional na área de Ensino e Supervisão.
III. O incentivo à pesquisa e ao desenvolvimento de novos métodos relacionados a Ensino e Supervisão em diferentes contextos.
Para atingir estas finalidades, a Associação conta com os seguintes objetivos:
I. Incentivar as pesquisas no que concerne às atividades relacionadas à Associação;
II. Promover o intercâmbio científico e cultural com profissionais de reconhecida experiência científica no Brasil e no exterior;
III. Publicar material que vise o aumento ou aprimoramento dos conhecimentos supracitados e relacionados à Associação;
IV. Orientar e supervisionar atividades voltadas para fins científicos;
V. Promover e/ou organizar congressos nacionais e internacionais, “workshops”, cursos e palestras com a participação ativa dos associados e da população;
VI. Incentivar a formação teórica e prática de supervisor e professor, divulgando cursos de extensão, especialização e pós-graduação de instituições idôneas, e que tenham sócios da Associação em seus quadros;
VII. Prestar consultas de caráter científico a grupos afins ou membros, quando solicitadas.
A fim de atingir estes objetivos, é importante ressaltar que a diretoria e o conselho vêm realizando reuniões frequentes e periódicas, possibilitando trocas constantes entre membros de diferentes regiões do Brasil, favorecendo assim o enriquecimento e as possibilidades de integração. Atualmente, vários meios de comunicação virtual são utilizados entre a diretoria, bem como com seus membros associados, mantendo assim o contato frequente de maneira fluida e atualizada.